-
Arquitetos: Zakarian-Navelet Architectes
- Área: 230 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Stéphane Chalmeau
-
Fabricantes: Cemex, Duravit, Onix Mosaico, Zellige
Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta é uma casa dentro e fora de uma península. Perto das árvores, em torno de uma praça e em direção ao mar, o mar Mediterrâneo, "La place du village" é o coração do projeto. Esta é a praça que domina o local, que olha para o mar e articula os lugares. O terreno foi tratado como um terreno urbano: pavimentação de calcário, bordas de concreto, um banco comprido e, no meio, um medronheiro. Ligeiramente deslocada, esta árvore é plantada como se sempre estivesse lá.
A partir desse desenho, projetou-se uma sucessão de terraços considerando as pedras existentes, sobre os quais foram lançados delicadamente volumes de concreto. Em seguida, traçou-se uma linha primária que atravessa o local na diagonal de baixo para cima e permite que todos os espaços ao ar livre sejam conectados aos espaços interiores. Ela oferece uma redescoberta do terreno. Vamos olhar para o mar, mas também para ele. O projeto olha para todos esses lugares profundamente, e por isso passou-se a amar este terreno e o projeto em sua totalidade.
Os dois principais materiais são madeira e concreto. Eles estão disponíveis em todos os tamanhos e com várias texturas. O concreto é um material maleável. Através da história do local e da sua rugosidade, é possível oferecer, no momento da entrega, lugares que já parecem habitados. A textura do concreto é obtida por formas de abeto, que marcam todas as alturas da casa. A madeira maciça é para todas as marcenarias externas, enquanto no chão usou-se pedra.
É uma casa em torno de uma praça. Uma praça pavimentada de calcário branco e um lindo medronheiro.